Principais causas de ganho de ponto relacionadas a cilindros anilox

    

Ganho de ponto na impressão flexográfica têm várias causas e aparece em pontos de meio-tom ampliados e pontos deformados, que podem resultar em  impressão imprecisa 

Dot gain1 Dot gain2

No geral, todos os componentes na impressão podem estar envolvidos no ganho de ponto. Tinta (1), cilindro anilox (2), clichê (3), dupla face (4), porta clichê (5), cilindro contra-pressão (6) e o substrato (7). O cilindro anilox (2) transfere uma quantidade definida de tinta ao clichê (3).

FlexoProcess-1

(Fonte: pack.consult)

1) Evite os pontos mais finos “mergulhando” nas células anilox

Para evitar / diminuir o ganho de pontos, a lineatura do anilox deve corresponder à lineatura do clichê (respeitar regra de correspondência).

A razão entre a lineatura do clichê e a regra do anilox escolhido deve ser aproximadamente 1: 6.5 Por exemplo, para imprimir um clichê de  54 L / cm (140 lpi), a lineatura do anilox deve ser de 340 L / cm (860 lpi) com o menor ponto para imprimir 2% no clichê, que é uma proporção de 1: 6.3 neste exemplo.

Isso evita que o menor ponto mergulhe na bolha de tinta na parte superior de uma célula, captando mais tinta do que o pretendido e imprimindo com aumento de pontos.

2) Escolha o volume correto do cilindro anilox

Quanto mais áspera a superfície do substrato, maior é a quantidade de tinta necessária para atingir uma camada de tinta fina e suave. Entretanto, se o ponto transpõe ou ocorre uma impressão suja, a causa pode ser de que o volume do anilox escolhido é muito alto.

FlexoBridging

Um anilox com volume menor pode ajudar. As especificações de volume e lineaturas dos cilindros podem ser facilmente determinadas por você mesmo. Se você precisar de suporte, seu fabricante de anilox têm uma vasta experiência na correlação de volume do anilox com o substrato específico e pode ajudar a fazê-lo.

3) Evite a alta pressão do clichê

A impressão flexográfica é um processo sensível à pressão. Um aumento de pressão para imprimir áreas sólidas, quase sempre leva a um aumento de ganho de ponto nas retículas.

Escolha uma solução de gravação anilox com uma liberação de tinta ideal. Filmes mais finos de tinta úmida são mais fáceis de controlar, reduzem o ganho de ponto e aumentam a capacidade gráfica. Uma boa liberação de tinta do cilindro anilox permite uma impressão homogênea de áreas sólidas com menor pressão do clichê.

A Apex oferece como solução um padrão de gravação de canal aberto chamado perfil GTT.Seu perfil aberto em combinação com canal raso, tolerâncias mais baixas e uma relação muito consistente entre a parede e abertura faz a diferença entre outras formas de gravação. Esta forma de gravação tem a vantagem de uma transferência muito consistente de uma quantidade definida de tinta ser transferida para o clichê. Isto permite a impressão de áreas de alta resolução com áreas de sólidos homegêneas.

4) Controle seu processo

A impressão flexográfica permite aos impressores a fazer as coisas de diversas maneiras. Ter o anilox errado em sua impressora nem sempre é imediatamente a razão do seu problema de impressão.  

Com um cilindro de calibração você pode verificar clichês e cilindros anilox quando ocorrem problemas de impressão e obter um controle de circuito fechado de produção. O cilindro de calibração consiste em uma gravação metade GTT XS e outra metade GTT S. Veja como funciona https://www.youtube.com/watch?v=jCuYtU3b308.

 

E não esqueça O ganho de ponto não é um simples problema de impressão flexográfica. Suas causas podem ser numerosas, incluindo problemas mecânicos relacionados à impressora, gerenciamento de tintas, limpeza e manutenção e anilox sujos ou desgastados. Um breve resumo de outros fatores que influenciam além dos cilindros anilox:

  • O clichê e a fita dupla face devem ter a altura correta, ajustada ao rebaixo da impressora.
  • A fita dupla face deve ter a dureza correta e deve ser montada sem bolhas.
  • A composição de solvente da tinta não deve dilatar o clichê, e deve ser ajustada corretamente em sua viscosidade (em caso de tintas a base d´água ou a base de solvente) e valor pH (em caso de tintas a base d´água).
  • Verifique todos os fatores mecânicos da máquina como engrenagens danificadas ou cilindros sujos. As configurações da máquina que afetam o ganho de ponto são por exemplo anilox ao clichê, clichê ao cilindro de impressão.
  • E claro, existem alguns tipos de gravação que ajudam a reduzir o ganho de ponto.

Para determinar a combinação correta da lineatura do clichê e lineatura e volume do anilox, solicite sua calculadora anilox (perfis GTT e células hexagonais) aqui.

Obtenha sua calculadora anilox grátis aqui.

About The Author